Desenvolvimento Atlético a Longo Prazo – Parte 1

“Desde a infância até à idade adulta, as pessoas passam por diferentes estágios: pré-puberdade, puberdade, pós-puberdade e maturidade. Para cada estágio de desenvolvimento, há uma fase correspondente de treino atlético.”

Tudor Bompa

O modelo de Desenvolvimento Atlético a Longo Prazo (em inglês Long Term Athletic Development), originalmente perfilado por Istvan Balyi na década de 90, baseia-se no desenvolvimento mental, físico, emocional e cognitivo das crianças / jovens, onde cada etapa corresponde a um determinado período de aprendizagem.

Infelizmente, o que vemos na maioria das escolinhas / clubes (golfe, futebol, ténis, basquetebol, natação, etc.) é que se começa a ensinar demasiado cedo as habilidades específicas de cada modalidade, sem desenvolver convenientemente as habilidades de movimento básicas (correr, saltar, lançar, chutar, golpear, etc.). O que acontece é que esses jovens como não têm uma base atlética sólida que lhes permita evoluir de uma forma sustentável no desporto, acabam por abandonar ou até mesmo continuar mas sem conseguir obter grandes resultados.

Por exemplo, se fizermos uma analogia com a construção de uma casa, primeiro tenho que assegurar-me que a qualidade do solo é boa, que o material que se está utilizando é adequado, que os pilares estão nos sítios onde têm que estar, etc., para no final colocar o telhado…Se não forem tidos em conta estes passos a estrutura não vai ser sólida.

O que são as habilidades de movimento básicas? São padrões gerais de movimento que combinam dois ou mais segmentos do corpo. De acordo com o Dr. Vern Seefeldt, director do Youth Sports Institute na Universidade de Michigan, estas são a base do desporto e podem ser divididas em 4 categorias.

1. Habilidades Locomotoras – Correr, Saltar, Skipping, Esquivar-se, Sprintar;

2. Habilidades de Estabilidade – Agilidade, Equilíbrio, Coordenação, Velocidade;

3. Habilidades de Manipulação / Controle de Objectos – Lançar, Chutar, Golpear, Apanhar, Fintar; Driblar.

4. Percepção (Awareness) – Percepção Espacial, Percepção Quinestésica / Táctil, Percepcão do Corpo.

A maioria dos especialistas diz que aquelas crianças / jovens que desenvolvem uma melhor base de todas estas habilidades, irão desenvolver as habilidades específicas do seu desporto de forma mais rápida e chegarão a um nível mais elevado.

Normalmente, as habilidades de movimento básicas devem ser desenvolvidas entre os 6 e os 9 anos, mas na verdade podemos começar antes, sempre que mantenhamos como principios básicos a diversão e a prática de jogos variados. Não nos podemos esquecer que os jovens começam a praticar desporto para divertir-se! Muitas vezes, nós, adultos, temos tendência para complicar as coisas.

E atenção, disse normalmente porque sabemos que nem todos os jovens têm a mesma idade de desenvolvimento. Abordarei este tema noutra ocasião.

O problema que se verifica em grande parte destas escolas / clubes é que os seus programas de formação fomentam em demasia a prática de habilidades específicas, quando aquilo que importa é estimular uma formação multilateral com a prática de várias actividades. É incrível a quantidade de jovens que praticam um determinado desporto e que nao sabem coordenar movimentos tao básicos como correr, saltar, lançar, golpear, chutar. Para não falar de nós, adultos!

A filosofia de trabalho quando trabalhamos com jovens deve ser: formar grandes atletas primeiro e grandes desportistas depois.

Na parte 2 abordarei os principais factores que influenciam o Modelo de Desenvolvimento Atlético a Longo Prazo.

Até breve!

Pedro Correia

Referências

Tudor Bompa (2000). Total Training for Young Champions.

Manual TPI Junior Coach level 2 (2010).

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