Documentário Food Inc. – Sabemos o que comemos?

Food Inc é um documentário de 2008 que retrata o funcionamento da indústria alimentar nos EUA e todos os processos que são ocultados ao consumidor, com o consentimento das estruturas governamentais e das agências reguladoras.

Para quem não teve oportunidade de ver este documentário, recomendo vivamente que o faça. É preciso estarmos conscientes daquilo metemos à boca cada vez que comemos.

Algumas notas para pensar / reflectir:

1) Hoje em dia existem frutas e verduras disponíveis o ano todo nos supermercados. Vivam os fertilizantes e conservantes!

2) Antes, no tempo dos nossos pais/avós, a comida vinha dos campos de agricultura, hoje em dia a comida vem das fábricas.

3) Em 1950 um frango demorava cerca de 70 dias a crescer, hoje em dia demora menos de 50 dias e tem o dobro ou o triplo do tamanho. Nao há produção de galinhas, há produção em massa. Viva a hormona do crescimento! Além disso, estamos a comer galinhas doentes graças às condições deploráveis em que são criadas.

4) Todos os animais estão a comer milho. Até os peixes! Estamos a ensinar os peixes a comer milho. Por isso baixam-se os preços, o milho é a principal matéria prima dos alimentos.

5) As vacas não estão desenhadas de um ponto de visto evolutivo para comer milho. Deviam comer erva. As vacas comem milho para engordar. Os estudos indicam que uma dieta rica em milho resulta na formação de uma bactéria chamada E. Coli, que pode evoluir para uma variedade chamada E. Coli 1057:h7, podendo causar a morte em poucos dias.

6) Quando chegam aos matadouros, as peles das vacas estão cheias de estrume, portanto, se os matadouros estão a cortar 400 vacas por hora, como podemos evitar que esses excrementos não se peguem à carne?

7) Perante o perigo das bactérias que põem em causa a nossa saúde, a indústria alimentar tratou de matar as bactérias com amoníaco quando a comida é processada. É como se quisesse resolver as minhas dores nas costas com anti-inflamatórios. Trata-se o síntoma mas não se trata a causa. É mais ou menos aquilo que acontece quando vamos ao médico.

8) Os alimentos mais baratos são aqueles que são subsidiados pelo Governo.

9) Hoje em dia podemos comer hamburgeres no McDonald’s por um euro. Yummy!

10) O sal, as gorduras hidrogenadas e o açúcar são coisas raras na Natureza e hoje em dia podemos encontrá-las em todo o lado.

Gostaria de ouvir os vossos comentários.

Nota do Pedro: Para ativar as legendas, precisam da ativá-las no canto inferior direito.

Fiquem bem.

Pedro Correia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s