As principais ideias da World Golf Fitness Summit 2012

Estas são as principais citações / ideias que consegui registar durante a World Golf Fitness Summit 2012, sem dúvida uma das melhores conferências que assisti nos últimos tempos.

“Tento sempre ser melhor hoje que ontem.”

Claude Harmon III, PGA Golf Instructor e filho de Butch Harmon

“Os especialistas que estudam o cérebro humano dizem-nos hoje que o processo de aprendizagem é totalmente não-consciente.”

“Quando ajudamos as pessoas a aprender, ganhamos sempre.”

“Não pretendemos mudar hábitos, queremos mudar a forma como os jogadores percebem as coisas.”

Michael Hebron, PGA Master Professional

“Os instrutores de golfe não devem deixar os seus jogadores repetir um swing que pode levar a lesão – mesmo que estejam a jogar bem.”

Sean Foley, Treinador de Tiger Woods

“A estabilidade escapular é crucial para os golfistas de todos os níveis. Sem uma adequada retração das escápulas é quase impossível fazer um swing correto e evitar lesões nos ombros.”

Dr. Craig Davies, Consultor de Fitness do PGA Tour

“Os vossos jogadores de golfe bebem as típicas bebidas desportivas coloridas? Cuidado porque esse tipo de aditivos estão associados a alterações no comportamento dos jovens e distúrbios na atenção.”

Robert Yang, Nutricionista e Treinador de Força

“Os golfistas que não têm uma velocidade considerável nas ancas durante o downswing devem usar um grip fraco e bater a bola em draw. Este grip vai prevenir que a face do taco feche antes do impacto e uma trajetória de dentro para fora vai fazer com que a bola curve da direita para a esquerda. O Kenny Perry é um grande exemplo de um jogador com pouca  velocidade nas ancas e que ainda assim bate longe.”

Mike Adams, PGA Golf Instructor

“Num teste em que participaram 30 golfistas amadores adultos descobriu-se que a utilização de um taco de golfe pesado pode levar a uma diminuição da velocidade do swing entre 2 a 4%.”

Dr. Angelo Scarpati, Diretor do Optimal Physical Therapy & Performance Institute

“Saltos em comprimento, exercícios de agilidade e corridas laterais são uma ótima maneira de aumentar a potência e melhorar a sequência cinemática no golfe.”

Trevor Anderson, Diretor de Performance David Leadbetter Golf Academy

“Os músculos foram desenhados para trabalhar em conjunto e não isoladamente. Um grande exemplo disso é a forma como os músculos da parte superior das costas e os músculos do glúteo esquerdo trabalham em conjunto durante o backswing. Portanto, os músculos devem ser treinados como um grupo e não de forma isolada.”

Jason Glass, Treinador de Força e Condicionamento

“Não é preciso estar em forma para jogar bem golfe.”

“O corpo humano desenvolve-se através do movimento. Quanto mais desportos puderem praticar, melhor.”

Mike Malaska, 2012 PGA Teacher of the Year

“O corpo precisa de sais naturais para aumentar a densidade óssea. O Sal tem má reputação mas os tipos de sal não processados são das melhores coisas que podemos ingerir, no que diz respeito à prevenção e tratamento da osteoporose. As dietas baixas em sódio podem levar a ossos fracos. Na verdade, comer aipo cru com sal é uma ótima maneira de manter os ossos fortes.”

“A maioria dos comprimidos e cápsulas contêm vestígios de alumínio e não se dissolvem no corpo. Portanto, se costuma tomar suplementos e vitaminas opte por tomá-los na forma líquida e não em cápsulas.”

“Em vez de tomarem cápsulas de óleo de peixe para obter os ácidos gordos ómega 3, que ajudam a melhorar a função cerebral e têm muitos outros benefícios, comam nozes.”

Don Tolman, Especialista em Nutrição Medicinal

“Os músculos conduzem o movimento, o movimento conduz a posição das articulações, a posição das articulações conduz o Sistema Nervoso Central.”

Charlie Weingroff, Fisioterapeuta / Treinador de Força e Condicionamento

Al Vermeil, ex-treinador de força dos Chicago Bulls, disse que os golfistas mais velhos devem cuidar das suas costas o mais possível. Esta área tende a ficar mais rígida à medida que envelhecemos e pode levar ao desenvolvimento de uma postura em C (ombros caídos para a frente). Para corrigir estas situações, Vermeil sugere que coloquem um par de almofadas debaixo das costas e que se deitem no chão com os braços levantados acima da cabeça. Isto vai ajudar a alongar a coluna torácica.

“Raramente consideramos a respiração quando se treina, mas esta é crucial para o alto rendimento desportivo. O oxigénio é um componente-chave da função muscular pelo que todos os exercícios devem ser realizados com especial atenção para a respiração.

Dave Herman, Preparador Físico de vários jogadores do Tour

“Ampla flexibilidade pode ser mantida através de massagem miofascial e treino de força.”

“Fazer swings com tacos mais pesados vai recrutar as fibras de contração lenta, portanto para ganhar velocidade o melhor é usar um taco mais leve para estimular as fibras de contração rápida.”

Andrew Fischer, Treinador de Bubba Watson

Chris Noss, o treinador de Rickie Fowler e Zach Johnson, faz muito poucos alongamentos com os seus jogadores e adverte todos os golfistas para evitar este tipo de alongamentos antes de jogar. Os alongamentos estáticos dificultam a contração muscular e como tal não são adequados para a realização de um gesto explosivo como o swing de golfe.

“Sprintar queima 5 vezes mais calorias que o jogging.”

Dr. Mark Smith, Fisiologista

Espero que tenham gostado, seguramente que houve muitas outras ideias interessantes mas infelizmente não dava para estar em todas as salas ao mesmo tempo.

Deixem os vossos comentários abaixo!

Até breve,

Pedro Correia

2 thoughts on “As principais ideias da World Golf Fitness Summit 2012

  1. Fiquei fâ deste blog desde o artigo acerca dos consumos energéticos do exercício. Aborda mitos que urge dessacrilizar, de uma forma lógica e plausível. Obrigado Pedro pela partilha do teu estudo e conhecimento.

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