Pensamentos Aleatórios II

Feliz_Natal_by_Grave_Robber_Jess

Como estamos na altura do Natal, e para descontrairmos um pouco nesta época festiva, hoje gostava de partilhar convosco alguns vídeos que vi nos últimos tempos e que achei interessantes colocar aqui no blog.

1. Já falei aqui algumas vezes na Dieta Paleo, como sendo o tipo de alimentação que parece oferecer maiores beneficios de saúde, quando comparada com a maioria das dietas actuais. Na passada semana fez-se história na SIC porque tivemos uma médica a explicar as vantagens de seguir este tipo de dieta para prevenir vários tipos de doenças, normalmente associadas ao consumo excessivo de hidratos de carbono refinados, de grãos / cereais, leite e de alimentos processados nas nossas dietas actuais. Eu digo que fez-se história porque normalmente só ouvimos os médicos a falar de drogas e de tratamentos alopáticos para todas as doenças que vão aparecendo. Portanto, quando vi esta entrevista, fiquei muito contente de ver que já temos médicos cá em Portugal a pensar fora da caixa.

Apesar de considerar uma vitória este tipo de informação passar na televisão, só não concordei com quatro coisas: 1) o sumo de laranja recém exprimido tem muito pouco valor nutritivo porque a maior parte das vitaminas e fibra perde-se nesse processo, restando a frutose; 2) o azeite oxida a altas temperaturas e por isso não é a melhor opção para fritar alimentos ao contrário do óleo de côco; 3) em relação aos ovos, não há necessidade de separar a clara da gema, até porque a parte mais nutritiva do ovo está na gema (e não é o consumo de gemas de ovo que vai causar problemas cardíacos); 4) o arroz é um grão e como tal contém alguns anti-nutrientes que podem causar problemas intestinais.

2. Neste vídeo, partilhado pela malta do Crossfit, podemos ver que realmente nunca é demasiado tarde para começar a fazer exercício. Esta senhora começou a treinar aos 60 anos e quando começou mal sabia fazer um agachamento e/ou um lunge. Não basta perder muito tempo para perceberem até onde é que ela chegou. Mais um exemplo de que nunca é demasiado tarde para começar!

3. Uma sugestão de Dieta alternativa ao Paleo? Peixe e Bolos de Arroz. Este vídeo é muito bom, adoro a forma como ele se esforça para pensar no que tem de comer em cada refeição🙂.

4. Se querem ver um “menino” a levantar 455 quilos no peso morto, vejam o seguinte vídeo do ex-recordista mundial de Powerlifting Andy Bolton. Eu, que levantei 200 quilos na minha estreia, há cerca de um mês atrás, sou um bébé ao lado deste “menino”.

5. E se pensam que o vídeo acima é impressionante, dêem uma vista de olhos neste levantamento no World Strongest Man do extraterrestre lituano Zydrunas Savickas – 506 quilos!

6. Um dos filmes mais inspiradores que vi até hoje foi o The Pursuit of Happyness com o Will Smith. Para quem não sabe do que estou a falar, este filme conta a história de um homem que luta contra um sem número de adversidades para conseguir vencer na vida. Se estão a precisar de inspiração para este Natal e para o ano que vem, recomendo que vejam este filme e que não deixem de ver o seguinte vídeo.

7. Provavelmente já receberam no vosso e-mail ou já ouviram falar da história de vida de Nick Vujicic, um deficiente físico que nasceu sem braços e sem pernas, mas que conseguiu arranjar forças para seguir em frente e tornar-se um exemplo de vida para todos nós. De vez em quando precisamos de ver histórias deste género para relativizar algumas coisas que acontecem nas nossas vidas.

8. Os movimentos do Levantamento Olímpico são dos melhores que se podem fazer para melhorar a composição corporal e para tornar os nossos atletas mais fortes e mais rápidos, no entanto, a sua execução não é nada fácil e requer algum treino. Não se deixem enganar pela aparente simplicidade com que este halterofilista bate o recorde do mundo no Snatch ao levantar 214 quilos na categoria dos pesos pesados.

9. O Hip Thrust, dado a conhecer pelo grande Bret Contreras, é o melhor exercício que podemos fazer para ficar com uns glúteos mais fortes e isso está provado através de vários estudos electromiográficos. Quando faço este exercício no ginásio ou quando estou a ensiná-lo aos meus alunos, as pessoas costumam olhar para nós com alguma admiração, portanto não estranhe que aconteça o mesmo consigo. Para quem não conhece o exercício, aqui têm um exemplo de como se deve fazer. Comece com pouca carga se quiser continuar a andar no dia seguinte.

10. Aqui está uma compilação de algumas situações que podem acontecer no ginásio, mas que só têm graça para quem vê de fora. Divirtam-se!

11. Finalmente, não podia ir-me embora sem partilhar a mensagem do Martin Rooney neste vídeoHoje em dia perde-se demasiado tempo atrás do computador à procura de exercícios milagrosos e à procura de novas tendências e, por vezes, esquecemo-nos de treinar de forma consistente. E é importante perceber que não podemos prescindir desse tempo! Portanto Get your Butt in the Gym é provavelmente uma boa ideia.

A verdade é que nem é preciso ir ao ginásio para fazer alguma coisa. Se estiver aborrecido(a) durante estes dias e se quiser fazer um treininho curto de 10 minutos para compensar a inatividade física própria da época natalícia, pode fazer os seguintes exercícios (não precisa de qualquer tipo de equipamento):

10 Flexões + 20 Agachamentos + 10 Burpees

Descanse 1 minuto entre cada circuito e repita 5 vezes.

Acabei de fazer isto agora mesmo e não foi nada mau.

Desejo-vos um Feliz Natal, aproveitem estes dias para passar um tempo extra com a família e com os vossos amigos.

Até breve!

Pedro Correia

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