Feliz Aniversário!

First birthday

Foi há cerca de um ano atrás que decidi criar este blog mas nem parece que já passou tanto tempo.

É caso para dizer que o tempo voa e que não é fácil manter um blog, principalmente quando não ganhamos dinheiro com isto e quando somos os únicos a fazer o trabalho de pesquisa, investigação e sistematização. A única publicidade que poderão encontrar aqui diz respeito a um sítio online de suplementos alimentares orgânicos, que me tornei afiliado. Para que conste, eu só me tornei afiliado deste sítio porque foi dos poucos onde encontrei proteína whey de vacas alimentadas em pasto e sem quaisquer aditivos químicos duvidosos. Nas lojas convencionais de nutrição desportiva não vão encontrar nada com esta qualidade (eu pelo menos não encontrei) e se costumam ler os rótulos de vez em quando, vão reparar que um ou dois dos tradicionais edulcorantes que devemos evitar – aspartame, acesulfame-K e sucralose – fazem parte dos ingredientes. Eu, como prefiro jogar pelo seguro, prefiro não tomar. E de certeza que não vou enriquecer com isto.

Enfim, este seria um bom tema para aprofundar num outro post.

Voltando ao aniversário e fazendo um pequeno balanço daquilo que aprendi durante este ano, aquilo que posso dizer é que aprendi muito, muito mesmo. E isso tem sido bastante gratificante. Um dos objetivos em criar este blog foi o de partilhar conhecimento na área do treino em todas as suas variantes e sobre nutrição, com a finalidade de ajudar a melhorar a saúde e a performance de qualquer indíviduo, desportista ou atleta recreativo. Atè à presente data, penso que isso tem sido conseguido (acho que os conteúdos veiculados aqui têm algum valor), tenho recebido alguns feedbacks positivos nesse sentido e como tal, sinto que devo continuar.

Tenho a noção que, se calhar, fui demasiado ambicioso quando me envolvi neste projecto e quando estabeleci que não seria mais um a falar das mesmas coisas. Como devem calcular, para conseguir fazer isto de forma sustentada, é fundamental investir constantemente na formação, ler sobre vários temas e estar atento aos estudos e acontecimentos relevantes para o efeito. Na verdade, isto é algo que tenho feito ao longo da minha carreira profisssional, a diferença é que no último ano comecei a partilhar um pouco daquilo que fui aprendendo de várias fontes através do blog.

Aqueles que seguem este espaço há algum tempo, já puderam constatar que eu não faço questão de ser politicamente correcto naquilo que escrevo e que algumas coisas que leram aqui são completamente contraditórias com aquilo que temos sido injectados ao longo da nossa vida. A razão? Muitas vezes a política é  um dos principais entraves ao desenvolvimento e o avanço da ciência e do conhecimento não pode seguir o mesmo caminho.

Há pessoas que têm problemas a lidar com o contraditório e isso acontece porque ninguém gosta de se sentir enganado ou mal orientado. Tendo em conta aquilo que aprendi até ao momento, o meu conselho é que se vão habituando a isso e que estejam sempre atentos e com a mente aberta. A única coisa constante neste Mundo é a mudança, portanto aquilo que hoje pode ser uma verdade absoluta, amanhã pode não ser bem assim. Façam sempre a vossa própria pesquisa e nunca deixem de perguntar porquê.

Vivemos uma fase no tempo em que temos uma biblioteca on-line (a internet) com a informação acessível a qualquer segundo. Portanto, hoje em dia, é relativamente fácil saber informação sobre qualquer coisa, basta ir ao Google e pesquisar sobre aquilo que queremos saber. Mas atenção, estamos a esquecer-nos de um pormenor: informação e ou instrução não são sinónimos de conhecimento. A informação, podemos obtê-la na internet, nas escolas, nas universidades, nas organizações, nos cursos que realizamos, etc. O conhecimento requer prática na vida real e um feedback na aplicação dessa informação. A confiança, o entusiasmo e o know how vêm da prática. É preciso estar no terreno e desenvolver sistemas de feedback para melhorar constantemente a nossa intervenção. Pegando na citação que partilhei no outro dia “I do not fail, I succeed in finding out what does not work”. O pensamento tem que ser este: é preciso testar, experimentar, fazer, executar, aplicar, mas…sem deixar de estudar!

Eu não criei este espaço para tornar-me no protagonista, mas antes no informador ou no “partilhador de informação” útil para todos aqueles que se interessam em saber algo mais, ou, melhor dizendo, em saber outras versões menos populares da verdade baseada na evidência. Aliás, se não fosse para dizer nada de novo, não teria valido a pena iniciar este projecto, até porque já existe alguns sítios por aí com informação de grande qualidade.

Não poderia acabar sem agradecer aos meus atletas (eu aprendo mais convosco do que vocês comigo) e a todos aqueles que têm seguido este blog e que me têm encorajado a publicar e a pensar sobre assuntos do nosso interesse. Espero que continuem a deixar os vossos comentários e que saibam que vou fazer o possível por responder sempre às vossas dúvidas, críticas e/ou questões.

Finalmente, quero agradecer ainda a todas aquelas pessoas que têm contribuído para o meu processo de aprendizagem (algumas das quais já tive o privilégio de conhecer pessoalmente nas formações que tenho vindo a realizar) e a muitas outras que não sabem que eu existo mas que espero vir a conhecer qualquer dia🙂. Bem hajam!

Até breve e obrigado!

PS – Quem estiver interessado no suplemento de proteína whey referido no início, este chama-se Well Wisdom Vital Whey e tem vários sabores. Se o adquirirem através do sítio Evolution Organics podem obter 10% de desconto utilizando o seguinte código: 668121. É mais caro que os suplementos de proteína normais mas, na minha opinião, para quem pode investir, a qualidade compensa.

4 thoughts on “Feliz Aniversário!

  1. Parabéns Pedro! Sou um leitor assíduo. Li tudo o que foi postado e, apesar de nem sempre concordar com tudo a 100%, tenho intenções de continuar a frequentar o blog.
    Cumprimentos

Deixe uma Resposta

