Com 13 anos a levantar mais de 100 quilos…

Hoje partilho um vídeo de uma atleta russa de powerlifting que levantou a modesta carga de 109 quilos (140 libras) no bench press no Arnold Classic 2013.

E o mais curioso é que Mariana Naumova tem apenas 13 anos. É preciso ver o vídeo para acreditar, até parece fácil. Isto, meus amigos, chama-se força, muita força!

Até breve!

9 thoughts on “Com 13 anos a levantar mais de 100 quilos…

  1. Antes de mais gostaria de dar os parabéns pelo blog. Conheci através da palestra sobre nutrição que deu no ginásio Corporation onde treino. Acho que faz falta na “indústria do fitness” profissionais que estão a par do conhecimento científico e que realmente sabem justificar aquilo que fazem em vez de seguirem as trends sem pensamento crítico, por isso tenho este blog como uma autêntica lufada de ar fresco nas minhas leituras sobre estes assuntos.

    Tenho lido vários dos seus posts com atenção e face ao que também estudei academicamente muita coisa parece realmente fazer sentido. Como tal decidi então experimentar a dieta paleo e dormir mais (algo que tenho negligenciado bastante) para ver como me sinto. Realmente quando como massa ou pão sinto-me enfartada e inchada… realmente agora que penso, embora adore estes alimentos, não me sinto nada bem depois de os comer.

    Antigamente quando comia ovos ao pequeno almoço com salada para além de não me sentir inchada não sentia fome a manhã toda. Agora tenho comido iogurte com cereais e fruta e passado uma hora estou cheia de fome eheh

    Embora treinasse com frequência estava a sentir que os meus músculos não “estavam a dar de si” e que estava muito abaixo do meu potencial. Existem também muitos blogs com receitas paleo que me deram ainda mais animo para experimentar e já há uns tempos para cá antes da palestra que de vez em quando lia artigos da paleo lifestyle magazine (não sei se conhece, mas tem artigos online bastante interessantes sobre a dieta paleo, também bem fundamentados)

    Gostei muito também do seu post sobre o crossfit porque até era algo que tinha pensado perguntar-lhe. Penso que fiquei muito mais esclarecida. Quanto aos lacticínios embora não beba leite nem de vaca, nem de soja, nem arroz nem nada, confesso que tenho especial predilecção por iogurtes e queijo mas vou tentar elimina-los por uns tempos a ver como corre. Realmente em duas consultas que fui quando era mais nova (uma de macrobiótica e outra de alergologia) diziam que o leite poderia potenciar as alergias e a asma que eu tinha. No entanto o meu tio que é médico está sempre a dizer que o leite é essencial e que eu vou ter problemas mais tarde por não o beber. Por outro lado, nos meus estudos de bioquímica aprendi sobre os malefícios do leite e que esta ideia de que o leite era essencial para prevenir a osteoporose e outras doenças era um mito (note-se também a incidência de doenças do género no Japão onde praticamente não se consome lacticínios).

    Mas anyway, sobre o post em questão surgiu-me uma dúvida que talvez seja um mito, ou pelo menos é algo que eu sempre ouvi. Sempre me disseram que não era saudável crianças em desenvolvimento fazer musculação (ou pelo menos musculação com cargas elevadas) porque isso poderia perturbar o seu desenvolvimento. O que acha sobre isto?

    (peço imensa desculpa pelo testamento e pelo offtopic😛 )

    Cumprimentos,
    Ana Seabra

    • Olá Ana, obrigado pelos comentários e por ter vindo ao workshop.

      Respondendo à sua questao, o treino de força é saudável e deve ser encorajado em crianças e jovens, a questao principal é que, tal como todas as outras questoes relacionadas com o treino, nao há uma resposta sim ou nao, tudo depende do tipo de trabalho que se faz. Ser for mal feito ou se nao houver uma boa monitorizaçao pode ser prejudicial, se for bem feito, pode fazer maravilhas🙂. Daí a importância de ter profissionais qualificados a fazer este tipo de trabalho.

      Cumprimentos,

      Pedro Correia

    • Sim, aquela postura é a técnica utilizada pelos powerlifters e na verdade nao é perigosa, apesar de parecer. Para levantar cargas elevadas é mais adequada porque reduz a amplitude de movimento e reduz o deslizamento para a frente da cabeça do húmero. Além disso, permite criar mais tensao muscular através do recrutamento de um maior número de músculos.

      Cumprimentos.

      • “monitorização” é uma palavra talvez pobre, para uma intervenção educativa, que eu acredito que está a florescer nas várias vertentes do desporto, sobretudo tratando-se de crianças. Foi só um pequeno reparo na sua última resposta, que nada retira aos seus ousados e brilhantes temas apresentados!
        Tudo de bom!.

      • Peço imensa desculpa mas se me diz que aquela postura não é perigosa, não tem nocão da biomecânica da coluna e consequentemente os problemas que origina.
        Ela simplesmente é feita porque reduz a amplitude de movimento e consequentemente o torque.
        Porque não acredito que o consiga fazer com a lombar neutra em contacto com banco (adominal e core em funcionamento para a estabilizacao da coluna) e a barra a tocar no peito onde o cotovelo irá fazer um grau igual ou menor de 90°e ai o torque produzido será muito mais elevado e consequentemente mais dificil de o fazer.

        Só um a parte que não é derecionado a sua pessoa mas à realidade. É muito importante o exercicio sem duvida nenhuma, mas mais importante ainda é saber avaliar as limitações musculo-esqueleticas e os problemas que podem causar na prescrição. Nunca vi um PT avaliar as causas que um calcaneo valgo e um joelho valgo poderam originar com uma simples corrida para não falar de mais 10 fatores que trazem consequencias negativas com a simples prescrição de exercício. Gosto de os ouvir falar em indices da massa gorda, força maxima, resistência, etc., e onde esta as complicações osteo-articulares que advem desse exercicío mal prescrito que baixou o indice da massa gorda e aumentou a força mas que em medio-longo prazo vai trazer complicações osteo-articulares gravissimas ? Será que desta forma podem “vender” exercicio para melhorar a saúde ? Infelizmente na nossa realidade o exercicio ainda não é sinal de saúde.

      • Caro Carlos Carvalho,

        Obrigado pelo comentário. Na realidade com aquela postura ela consegue uma maior ativaçao dos músculos da cadeia posterior. Quando a coluna está em posiçao neutra junto ao banco, há uma maior inibiçao dos gúteos, dos extensores da coluna e por isso é que este exercício é feito desta forma. Agora nao estou a incentivar que se ensine todas as pessoas a fazer isto, até porque o bench press tem muitas limitaçoes a nível de aplicabilidade funcional, no entanto temos que olhar para cada caso específico e fazer a leitura a partir daí.

        Em relaçao ao “à parte” que faz, estou completamente de acordo e, por isso, se tiver tempo, recomendo que dê uma vista de olhos nos artigos que escrevi na categoria Treino Funcional.

        Cumprimentos,

        Pedro Correia

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