Agricultura Biológica para os Mais Jovens

Organic-Farming-A-Great-Realization-for-Kids1Hoje partilho (mais abaixo) uma reportagem a dar conta de uma iniciativa que está a decorrer em Encinitas na Califórina (EUA), que tem como objectivo estimular o contacto com o solo e voltarmos aos métodos de produção antigos, que praticamente desapareceram após a Revolução Industrial, há 200 anos atrás.

Esta é uma iniciativa que todas as escolas deviam equacionar, aulas de jardinagem para ensinar os seus alunos sobre agricultura biológica. Eu gostava de ter tido esta experiência durante a minha infância e aposto que este tipo de estímulo iria ajudar a diminuir a taxa de obesidade infantil em Portugal (uma das taxas mais elevadas na Europa) e o número de outras doenças crónicas relacionadas com a alimentação deficiente de grande parte da população.

Não havendo a possibilidade de ter esta experiência na escola, aquilo que os pais podem fazer pelos seus filhos para criar hábitos de vida saudáveis, é ensiná-los a preparar verduras e refeições mais equilibradas, isto é, com mais “alimentos verdes” do que aquilo que geralmente comem e menos alimentos processados, açúcares e refrigerantes.

Ver reportagem aqui: Aulas de Jardinagem para Jovens.

Gostava de saber os vossos comentários.

Até breve!

A Terapia Gerson – Uma Cura Alternativa para o Cancro

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Hipócrates (460 a.c – 370 a.c), uma das figuras de maior destaque da Medicina e considerado por muitos autores como o pai da Medicina disse há muito tempo atrás: “Let thy food by thy medicine, and let thy medicine be thy food”, ou seja, deixa o alimento ser a tua medicina e a medicina ser o teu alimento.

É de lamentar que este tipo de raciocínio não faça parte do nosso processo educativo, porque se assim o fosse, seria de esperar que houvesse menos pessoas doentes. E menos dinheiro para a indústria farmaceûtica! Pois, se calhar é este o problema.

Seguindo a lógica de Hipócrates, o alimento devia ser a nossa medicina. Mas olhando para o mundo real e para aquilo que acontece nos hospitais, não é isso que acontece. O que acontece nos hospitais é que os medicamentos têm prioridade sobre a alimentação. Na verdade, são poucos os profissionais de medicina que olham para a alimentação como sendo o factor determinante na prevenção das principais doenças crónicas da nossa sociedade. E porquê que isto acontece? Porque os médicos são educados para tratar os síntomas e para aprender mais sobre drogas do que sobre comida. Mas no fundo a culpa não é deles, a culpa é da forma como todo o sistema está montado.

O grande problema aqui é que a indústria farmacêutica não pode patentear alimentos naturais e como tal precisa de fabricar drogas (querendo fazer-nos crer que são necessárias e insubstituíveis) para garantir os seus lucros astronómicos no final do ano. Mas estas drogas são paliativas, elas não resolvem o problema! Não há dinheiro envolvido na saúde, o dinheiro está todo na doença! Quantas mais drogas se vendem, melhor. Portanto, o lobby da indústria farmacêutica é que está a lixar isto tudo!

Sem mais demoras e porque este assunto tem pano para mangas, o documentário que hoje partilho convosco vem demonstrar que existem outras alternativas para curar o cancro, sem recorrer aos tradicionais tratamentos de quimioterapia e radioterapia (e aos seus terríveis efeitos secundários). Já aflorei algumas coisas sobre este assunto em alguns posts, que podem consultar aqui.

Neste excelente documentário poderão testemunhar as evidências (1h09m) que existem no sucesso deste tipo de terapia (desenvolvida pelo Dr. Max Gerson a partir de 1928), que consiste basicamente na ingestão de alimentos frescos e naturais, tais como frutas, verduras, sumos e…enemas de café (este é um procedimento que consiste em inserir café no ânus com a finalidade de limpar o recto, os intestinos e desintoxicar o fígado – e que curiosamente fez parte do manual da Merck até 1972). Podem ouvir a explicação a partir de 1h06 e 30s.

O documentário tem a duração de 1h30m mas vale a pena ver para perceber que o conhecimento existe e que está documentado, apesar das constantes perseguições, da censura e das muitas tentativas de manter as pessoas ignorantes.

Partilhem, o conhecimento é poder.

Até breve!

5 Razões para TREINAR ao Ar Livre

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Esqueça as longas horas na passadeira e no ginásio e aproveite o facto que os dias estão mais longos e que o tempo está a ficar mais quente para começar a treinar ao ar livre. A sua mente e corpo vão agradecer. Na verdade há algumas investigações a sugerir que os beneficios de treinar ao ar livre são superiores aos de treinar no ginásio ou em outros espaços cobertos. Não me surpreende que assim seja.

Se tem dúvidas, veja cinco razões pelas quais é mais benéfico treinar ao ar livre.

1. Melhores Resultados  

As pessoas sentem-se mais motivadas e rendem mais quando treinam ao ar livre. E de facto é mais divertido e agradável treinar ao ar livre porque existe a possibilidade de realizar jogos e exercícios diferentes daqueles que costuma fazer no ginásio. Além disto, a probabilidade das pessoas continuarem a fazer exercício físico ao ar livre no longo prazo é maior do que quando treinam nos ginásios. Segundo a minha experiência estes resultados aumentam 20-30% quando as pessoas treinam em grupo!

2. Aumento da Vitamina D

Grande parte da população mundial é deficiente em Vitamina D e a cada dia que passa mais vamos percebendo a sua importância na melhoria da nossa saúde e na prevenção de várias doenças. Tendo em conta que baixos níveis de Vitamina D estão associados a: baixa imunidade, aumento do risco de vários tipos de cancro (e a aumentar), aumento do risco de doenças cardíacas, distúrbios neurológicos e psicológicos (incluindo depressão), diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral, perda de tecido ósseo, perda de massa e força muscular; e que a melhor maneira de sintetizar Vitamina D é através da exposição solar, treinar ao ar livre é uma excelente opção para aumentar os níveis desta poderosa vitamina e melhorar a composição corporal. Quem é que não gosta de ficar bronzeado?

3. Variedade no Treino

Treinar ao ar livre permite incorporar um maior número de atividades e treinar uma série de movimentos que normalmente não se fazem nos ginásios devido às limitações de espaço (por exemplo: treinar técnicas de corrida, mudanças de direcção, lançamentos, realizar jogos/estafetas, circuitos de coordenação/agilidade, etc.). Este tipo de treino vai ajudá-lo(a) a melhorar as suas competências de movimento básicas, trabalhar o seu corpo em diferentes planos de movimento (quando está nas máquinas dos ginásios este tipo de percepção sensorial não existe – a sua amplitude de movimento está limitada!) e melhorar a funcionalidade para as atividades diárias da sua vida.

4. Respirar Ar Puro

Hoje em dia, devido ao estilo de vida que levamos, passamos demasiado tempo em espaços cobertos e não respiramos o ar puro (oxigénio) que deveríamos. Pense bem na sua atividade diária desde que começa o dia. Dormimos dentro de casa, comemos no centro comercial, conduzimos dentro do carro (a não ser que seja daqueles sortudos que tem um descapotável), trabalhamos todo o dia no escritório, fazemos exercício no ginásio e depois voltamos para casa para relaxar e repetir o mesmo no dia seguinte. Chegamos a um ponto em que treinar ao ar livre e respirar ar puro é mais uma necessidade que uma opção. O nosso corpo e mente não foram desenhados para passar tanto tempo em espaços fechados!

5. Maior Atenção e Concentração

O facto de treinar num ambiente natural e em espaços verdes aumenta os níveis de atenção e concentração. Um estudo efetuado com jovens entre os 7 e 12 anos, demonstrou que um passeio de 20 minutos num parque natural, tem um efeito signficativo nos seus níveis de atenção e concentração. Agora, um passeio não é mesma coisa que um treino (este último tem muitos mais beneficios que vão para além do objetivo deste artigo) mas a questão principal é esta: quem é não se sente melhor depois de fazer exercício físico ao ar livre?

Precisa de Ajuda? 

Para ir ao encontro destas necessidades e com a consciência que grande parte das pessoas está interessada em perder gordura, tonificar o corpo e aumentar os seus níveis de força e energia, decidi criar uma alternativa para todos aqueles que pretendem treinar de forma diferente e obter resultados diferentes.

A alternativa consiste num Programa de Treino chamada Fat Burn Boot Camp, que consiste na prática de treino físico organizado com a orientação de profissionais devidamente qualificados e altamente comprometidos em garantir que terá os resultados que merece!

Está preparado(a) para rejuvenescer alguns anos e queimar gordura como nunca?

Todos os detalhes do Fat Burn Boot Camp na página oficial do Programa no Facebook.

Até breve!

Pedro Correia

Fat Burn Boot Camp (20 Abril – 6 Julho, Lisboa)

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O QUE É O FAT BURN BOOT CAMP? EM QUE CONSISTE?

O Fat Burn Boot Camp é um conceito novo em Portugal que tem como objectivos queimar gordura, tonificar o corpo e aumentar os níveis de força e energia, através da aprendizagem  de movimentos funcionais e fundamentais para a sua vida (andar, agachar-se, levantar-se, empurrar, puxar, rodar, correr, saltar, lançar, etc.).

Apesar do nome “Boot Camp” poder fazer lembrar aquilo que se faz no meio militar, este evento vai ter características diferentes, uma vez que o treino e os exercícios serão adaptados à capacidade física de cada pessoa. Um dos objetivos principais é, obviamente, queimar gordura, mas mais importante que isso, é termos a certeza que vai melhorar a composição corporal sem comprometer a sua integridade física. Ou seja, queremos ajudá-lo(a) a alcançar esses resultados, sem que para isso tenha que saltar 500 vezes e/ou a fazer 500 flexões na mesma sessão de treino (ao estilo do que já vimos no Biggest Loser)!

O Fat Burn Boot Camp consiste na prática de treino físico em grupo com a orientação de um ou mais profissionais qualificados, através da realização de exercícios funcionais com o peso corporal e outro tipo de equipamento desportivo. O tipo de treino inclui trabalho de estabilidade, mobilidade, equilíbrio, força, velocidade, potência, agilidade, core e resistência muscular, isto é, todos os atributos físicos que precisa para ter mais autonomia e maior qualidade de vida.

As sessões terão uma duração aproximada de 60 minutos e serão realizadas ao ar livre de uma forma intensa e divertida (vamos fazer muitos jogos) porque estamos conscientes que só assim é que é possível atingir os resultados que deseja. Portanto, vai ter a oportunidade de treinar bem e divertir-se ao mesmo tempo que queima gordura! Não acha espectacular?

PORQUÊ O FAT BURN BOOT CAMP E NĀO OUTRO BOOT CAMP QUALQUER?

Além das características descritas acima, é preciso destacar que o programa de treinos que temos para si não se esgota nas sessões de treino propriamente ditas. Como um dos nossos objectivos é garantir que alcance resultados mensuráveis, não podemos ignorar aquilo que come todos os dias. Desta forma, vamos encorajá-lo(a) a fazer algumas melhorias a nível nutricional e vamos desenhar um programa personalizado para que possa realizar em casa durante a semana. Se não tiver pachorra para treinar sozinho(a) arranje um familiar ou amigo para treinar consigo!

Sabemos que tudo isto envolve algum esforço e disciplina (e temos noção que estas coisas podem ser difíceis de cumprir), portanto decidimos ir um pouco mais além e resolvemos dar uma motivação extra ao oferecer prémios àquelas pessoas que registarem uma maior transformação corporal. Se quiser saber quais são os prémios, vai ter que lutar até ao fim!

O QUE PODE ESPERAR DO PROGRAMA FAT BURN BOOT CAMP?

. Uma melhoria da sua saúde e condição física.

. Uma mudança na sua composição corporal.

. Mais energia e vigor para a vida – um regresso à sua juventude!

. Uma dose de olhares invejosos quando for à praia.

. Melhor tom de pele como resultado da libertação de toxinas.

. Uma melhoria nos seus padrões de sono.

. Uma melhoria da sua auto-estima quando olhar para o espelho.

. Um corpo mais tonificado.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Todas as pessoas com idade superior a 16 anos de ambos os géneros e que não tenham qualquer problema de saúde conhecido. Pessoas com mais de 100 anos, só admitimos aquelas que estiverem nas mesmas condições físicas e intelectuais que o Manoel Oliveira!

NOTA: O Fat Burn Boot Camp destina-se apenas àquelas pessoas que estão seriamente comprometidas em melhorar a sua saúde e a sua condição física. Queremos sentir a sua energia positiva e o seu entusiasmo, portanto os queixinhas e os resmungões não precisam de se inscrever.

COMO SE PODE INSCREVER?

As inscrições decorrerão até ao próximo dia 15 de Abril (segunda-feira).

Para formalizar a sua inscrição só tem que enviar um e-mail a pedrocorreiatraining@gmail.com com o seu nome e número de telefone. Se for menor de idade precisamos que nos envie um documento escrito com autorização do encarregado de educação. Note que as mesmas só serão consideradas válidas após o envio do comprovativo de transferência bancária para o e-mail.

O número de vagas é limitado, pelo que recomendamos que garanta o seu espaço com a maior antecedência possível. Aqueles que se inscreverem após o dia 15 de Abril, no caso de ainda sobrarem vagas, pagarão mais 10% do valor do programa.

QUAIS OS LOCAIS E DATAS?

O Fat Burn Boot Camp terá uma duração de 12 semanas (20 de Abril a 6 de Julho) e decorrerá todos os sábados de manhã, a partir das 10h, em vários locais da cidade de Lisboa, desde o Complexo Desportivo do Jamor, Belém até à….Praia (isso mesmo, prepare o seu fato de banho!).  Existem também alternativas para aqueles que não se querem comprometer com o programa de 12 semanas, no entanto, este é o programa de MELHOR VALOR e que recomendamos a todos aqueles(as) que pretendem transformar o seu corpo e a sua vida!

QUAIS OS PROGRAMAS? O QUE ESTÁ INCLUÍDO?

1) Programa Fat Burn Boot Camp (12 sessões/12 semanas): 120€ total (40€/mês)

*Este é o programa que precisa de fazer para ver resultados significativos e para transformar o seu corpo. Além disso, poderá habilitar-se a ganhar alguns prémios!

Inclui:

. Medição mensal do peso e perímetro de cintura.

. Aconselhamento Nutricional.

. T-shirt oficial do evento.

. Programa de treino para realizar em casa durante a semana.

. Prémios surpresa para as três pessoas que registarem uma maior transformação.

 2) Programa Mensal (4 sessões/4 semanas): 50€

*Para aqueles que não podem fazer o programa de 12 semanas, por motivos laborais e/ou outros. Vai notar algumas melhorias, mas nada que tenham a ver com o programa anterior.

Inclui:

. Medição do peso e perímetro de cintura, no início e no fim do mês.

. Programa de treino para realizar em casa durante a semana.

3) Sessão individual: 15€

*Para  aqueles que não podem nenhum dos anteriores mas que ainda assim pretendem experimentar uma sessão de treino completamente diferente daquilo que estão habituados.

COMO SE PROCESSAM OS PAGAMENTOS?

O pagamento deverá ser efectuado por transferência bancária para o NIB 0065 0924 00050 480000 53, com a indicação do serviço/programa que pretende.

No caso do programa de 12 semanas, os pagamentos devem ser efectuados mensalmente (40€/mês) até o dia 10 de cada mês. No primeiro mês, o pagamento deverá acontecer até segunda-feira, dia 15 de abril, por motivo da inscrição.

No caso do programa de 4 semanas, o pagamento de 50€ deverá ser efectuado previamente aquando do momento da inscrição.

No caso das sessões individuais, o pagamento de 15 euros deverá ser efectuado previamente aquando do momento da inscrição.

QUE EQUIPAMENTO DEVO LEVAR?

Recomendamos que traga roupa desportiva, uma toalha (para não sujar o banco do seu carro quando for para casa) e, muito importante, uma garrafa de água. O nosso corpo e tecido cerebral são compostos por mais de 75% de água e o tipo de treino que vai fazer requer que se hidrate com alguma frequência. Portanto, TRAGA ÁGUA!

PROOFISSIONAIS RESPONSÁVEIS

Pedro Correia (www.pedrocorreiatraining.com) e Nuno Correia.

CONTACTOS

E-mail: pedrocorreiatraining@gmail.com.

Tel. Pedro Correia: 963542508; Tel. Nuno Correia: 965475698.

OUTROS ASSUNTOS

A organização reserva o direito de alterar ou modificar quaisquer regras, assim como locais e/ou datas, em casos de extrema necessidade, de modo a não pôr em causa a segurança dos participantes. Da forma como anda o tempo, nunca se sabe se vamos ter algum tsunami ou se os professores vão ter diarreia por consumir carne de vaca disfarçada de carne de cavalo :).

Para que possam seguir toda a atividade do Fat Burn Boot Camp, foi criada uma página oficial do evento no Facebook.

Agora, aquilo que eu quero saber é: estão prontos para transformar o vosso corpo?

Até breve!