Curso de Nutrição Funcional e Análises Clínicas – Gabriel de Carvalho

Gabriel de Carvalho Nutriçao Funcional

Foi em grande estilo que terminou ontem o Curso de Diagnóstico e Prática Clínica com um dos maiores especialistas mundiais em Nutrição Funcional, o Dr. Gabriel de Carvalho. E que grande curso foi este!

Com conteúdos de excelência apresentados de forma brilhante, aprendemos novas maneiras de olhar para a individualidade bioquímica de cada indivíduo, de uma forma funcional, isto é, com a finalidade de tentar perceber as causas das doenças e os desequilibrios nutricionais associados aos diferentes tipos de sinais / síntomas.

Isto chama-se Prevenção de Doenças ao invés de Diagnóstico de Doenças.

Na sociedade moderna actual estamos habituados a utilizar medicamentos para as dores de cabeça, para a pressão arterial, colesterol, diabetes, etc., quando na verdade essas manifestações de doença aparecem porque o nosso organismo está deficiente em alguns macro e micronutrientes ou está intoxicado com metais pesados comuns como o chumbo, alumínio, mercúrio, cobre, cádmio e gálio.

Todos os dias estamos expostos a poluentes (coisas tão simples como os copos onde bebemos água, as garrafas de plástico, a pasta de dentes, o ar que respiramos, as panelas onde fazemos comer, os anti-transpirantes, etc.), portanto a única forma de podermos compensar este tipo de agressões é através de uma dieta desintoxicante e de treino físico adequado. Hoje em dia não temos outra hipótese. Quem come mal e quem treina mal está tramado!

Ou seja, se as pessoas querem ter uma vida normal, basta continuar a fazer aquilo que fazem hoje em dia, viver até aos 70 e tal anos, perder a sua autonomia, jogar às cartas nos últimos anos de vida, e morrer de cancro ou de doença cardiovascular. Se as pessoas, por outro lado, querem resultados diferentes, têm que fazer coisas diferentes e estas coisas diferentes passam obrigatoriamente por melhorar a alimentação, o treino e o estilo de vida. Eu como gostaria de viver mais de um século (apesar de ter tido alguns acidentes de percurso no passado) e levantar pesos com essa idade, estou disposto a enveredar por este caminho e testar este tipo de funcionalidade🙂.

Obrigado Gabriel de Carvalho por estes quatro dias fantásticos, pela tua paixão na partilha deste tipo de conhecimento, pela exposição clara dos conteúdos abordados (alguns bastante complexos mas que conseguiste simplificar), pelo impressionante poder de integração de conhecimentos, pela tua simplicidade, humildade e, sobretudo, pela tua energia e pelos valores que nos transmitiste de forma tão sentida.

Queria desejar-te muitas felicidades e dizer-te que podes ter a certeza que naquela sala fizeste a diferença para muitas pessoas (ou para muitas estrelas do mar para usar a história que nos contaste).

Para quem quiser saber mais, recomendo que visitem o sítio do Instituto de Nutrição Avançada aqui: http://www.inavancada.com.br/.

PS – A foto acima é da cortesia da Nutriscience, a organização que tornou tudo isto possível em Portugal. Obrigado a vocês também e parabéns pela iniciativa!

Até breve!

One thought on “Curso de Nutrição Funcional e Análises Clínicas – Gabriel de Carvalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s