Statin Nation – Documentário sobre o Colesterol

statins

Há dias publiquei no Facebook, os dados de um estudo a demonstrar que as estatinas (o grupo de medicamentos normalmente prescritos para baixar o colesterol) prejudicam as adaptações ao treino e pioram alguns marcadores de saúde. Neste estudo em particular verificou-se uma diminuição da capacidade cardiorrespiratória e da função mitocondrial. Nada de novo para quem anda atento a estas coisas.

Sabemos que isso acontece porque a toma de estatinas depleta as reservas da Coenzima Q10, um composto naturalmente produzido pelo corpo e essencial para a produção de ATP nas mitocôndrias, as fábricas de produção de energia nas nossas células. Portanto, este é um dos motivos pelos quais as pessoas que tomam estatinas sentem-se mais cansadas, com mais dores musculares e com menos energia para realizar as suas tarefas diárias.

Depois de perceber estas coisas e de saber que já não estamos no âmbito da hipótese (felizmente já há muita evidência a suportar os efeitos secundários das estatinas), acho ridículo ver ainda anúncios na televisão a sugerir que é melhor comer margarina para baixar o colesterol, ou seja, uma gordura trans com uma estrutura rígida que tem o efeito precisamente oposto – aumentar o colesterol e o risco de doença cardíaca (pode conferir alguns estudos aqui e aqui por exemplo). De certeza que já viu aquele anúncio da Becel a recomendar a margarina, como a melhor opção para baixar o colesterol e para proteger o seu coração.

Partindo deste pequeno enquadramento, achei pertinente partilhar um excerto de 13 minutos deste documentário sobre as estatinas (o documentário completo deixou de estar disponível de forma gratuita), os medicamentos mais lucrativos do planeta e para perceber como é que nós fomos completamente enganados quando se sugeriu que o problema na nossa alimentação para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares era a gordura saturada, dando início à disseminação de alimentos low-fat.

Vale a pena ver.

Até breve!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s