Pão Pedro Correia Training

Quem segue este blog ou a minha página no Facebook já percebeu que o pão e que a maior parte dos cereais que encontramos à venda nos supermercados são alimentos de qualidade inferior e de baixa densidade nutricional. Para sua informação fique a saber que duas fatias de pão branco equivalem pelo menos a 3 colheres de chá de açúcar.

Porque este pão é feito normalmente com farinha de trigo e está cheio de glúten (uma proteína inflamatória que perturba a funcionalidade do nosso intestino / sistema imunitário e que está associada ao desenvolvimento de várias doenças auto-imunes e outras doenças neurológicas – pode saber mais sobre isto neste paper Cereal Grains: Humanity’s Double-Edged Sword do Prof. Loren Cordain), decidi, em conjunto com o meu irmão, colocar literalmente as mãos na massa e fazer um pão com ingredientes saudáveis (saudáveis mesmo, não estou a falar daquelas tretas com farinha integral e açúcares mascavados ou amarelos – não se deixem enganar com isso!), para comer à vontade e sem qualquer tipo de preconceito.

O pão ficou delicioso e infelizmente já está quase a acabar. O resultado foi este que podem ver nas fotografias abaixo (o antes e depois).

Pao PC Training 1

Pao PC Training

Decidi baptizá-lo de Pão Pedro Correia Training🙂, porque sei que este é altamente nutritivo e como tal recomendável a todos os meus amigos, atletas e familiares.

Para quem quiser experimentar uma alternativa verdadeiramente saudável a receita é esta:

1 chávena e meia de farinha de linhaça

3 colheres de sopa de farinha de côco

½ chávena de linhaça moída

½ chávena de azeite virgem extra

6 ovos inteiros

1 colher de sopa de vinagre de sidra

1 colher de sopa de sementes de chia

1 colher de sopa de sementes de papoila

2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal marinho

Modo de preparação:

Misturar tudo num recipiente, amassar bem com as mãos, colocar numa forma untada com um pouco de óleo de côco e levar ao forno a cozer durante uma hora a 180º celsius. Podem juntar ainda algumas sementes de chia ou papoila por cima do pão antes de ir ao forno.

E é isto. Se gosta de pão, a partir de agora tem uma alternativa para comer um pão sem glúten, sem açúcar e com proteína e gordura de boa qualidade.

Bom apetite e até breve!

14 thoughts on “Pão Pedro Correia Training

  1. linhaça moida e farinha de linhaça ….!!!! acho que 1 pode ser dispensada e o efeito será o mesmo… até porque a linhaça deve ser ingerida ser ser submetida ao calor…. o seu óleo que é muito mais eficaz…. ou não?

  2. Olá Pedro. Obrigada por partilhares esta alternativa saudável ao pão🙂
    Só uma pequena questão, onde é que compras a farinha de côco?

    Bjinhos,
    Bia

  3. Fiz esta receita hoje e como nao tinha farinha de coco utilizei coco ralado. Devo dizer que surpreendeu. Sabe muito bem e até ficou com textura de pão, mais daquele tipo alemão mas optimo.🙂 Obrigada!

  4. Também já experimentei e apesar de não ter ficado com o mesmo aspecto (ficou tipo baguete, pois não cresceu nada), a textura e o sabor tiveram nota positiva !
    Gostava só que indicasse qual é a medida das chávenas que usou (quantos gramas levam). É possível ?
    E muito obrigada pela partilha !
    Cumprimentos,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s