Entrevista Pedro Bastos – Dieta Paleolítica

No âmbito de uma parceria que estabeleci com a entidade formadora Gnosies, queria partilhar convosco uma entrevista que fiz ao Pedro Bastos, um dos maiores investigadores portugueses em Nutrição e uma das pessoas mais fascinantes que tive a oportunidade de ouvir e conversar.

O Pedro Bastos é CEO da Nutriscience – Education and Consulting, uma empresa de formação e consultoria em Ciências da Saúde, com particular destaque para as Ciências da Nutrição.

Eu tive conhecimento do trabalho do Pedro, quando comecei as minhas incursões literárias pela via da Dieta Paleolítica e aí percebi que tínhamos alguém em Portugal ao mesmo nível (ou superior) dos autores internacionais que se dedicam ao estudo e investigação dos efeitos do estilo de vida dos nossos antepassados na prevenção de doenças crónicas, e na melhoria da maior parte dos indicadores de saúde.

Para quem não sabe, o Pedro Bastos tem sido referenciado por vários autores de grande reputação internacional, desde o Prof. Loren Cordain, o “pai” da Dieta Paleolítica, o Robb Wolf, o autor de The Paleo Solution: The Original Human Diet (um dos melhores livros que li até ao momento) e do famoso Paleo Solution Podcast, até o Prof. Staffan Lindeberg, o autor de um dos livros mais recomendados por aqueles que se interessam pelo estudo das Ciências da Nutrição, Food and Western Disease: Health and Nutrition from an Evolutionary Perspective (ainda tenho que adquirir este!).

Vejam a entrevista completa (são 16 minutos de informação valiosa) e aprendam porquê que a Dieta Paleolítica deve ser levada a sério e é tudo menos uma tendência ou uma moda nova. Se assim o fosse de certeza que não teria espaço neste blog.

Até breve!

13 thoughts on “Entrevista Pedro Bastos – Dieta Paleolítica

  1. Alguém conhece algum profissional de saúde que siga uma abordagem paleo/lowcarb que me possa auxiliar no processo de adoptar este estilo de vida? Eu estou a ir a uma nutricionista porque preciso perder peso e aprender a manter o peso que já perdi, mas pelo que percebi ela segue uma linha normal de “produtos light e tostinha integral” e nisso eu vou fazendo as minhas substituições, mas preciso de ajuda por que tenho medo de fazer mal as coisas e ainda ser pior…enfim, HELP?!

  2. Boa noite
    Por mais que pesquise não consigo descobrir um profissional de nutrição em Portugal especialista em dieta Paleo dirigida para desportos como ciclismo e atletismo. Preciso de alguma orientação neste assunto. Cumprimentos

  3. Boa tarde.
    Gostaria de obter contacto de algum profissional que me orienta se no processo de transição para a paleo. Por questões de saúde já adequeia minha aalimentação faz quase dois anos e desde o ultimo ano que também faço uma alimentação livre de glúten e lactose e nãouso aaçúcar em café chá e etcs, por isso ao tomar conhecimento da paleo ( atraves do instagram) fiquei interessada e tenho dentro dos possíveis feito uma alimentação de acordo com isso, porem existem diferentes interpretações do que seguir uma dieta paleo é, e leva a que algumas informações se tornem confusas. Outro grande problema é o orçamento disponível, para compras de produtos como óleo de coco e farinhas amêndoa e etcs, e os snacks. Existem noutros países empresas especializados em produtos paleo friendly, em Portugal desconheço totalmente.
    Preciso de ajuda neste processo de transição e adaptação.
    Só não consegui foi encontrar o seu email para enviar esta mensagem por essa via, conforme sugerido acima.
    Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s