De volta ao Functional Performance Training

back-to-work

Já há algum tempo que não escrevo ou publico aqui no blog e a razão é que outras coisas têm surgido nos últimos tempos, que me têm impedido de escrever aqui aquilo que gostaria. Eu sei, isto soa a desculpa mas na verdade não é bem assim, enquanto a maior parte das pessoas (e dos meus atletas) aproveitou o mês de Agosto para descansar e para ir à praia, eu aproveitei o mês de Agosto para estudar um pouco mais que o normal, para concluir um curso de Nutrição, ler alguns livros e aprender mais coisas interessantes, que espero partilhar convosco nos próximos tempos.

É claro que também arranjei tempo para ir à praia e para me divertir. A vitamina D, o contacto com a Natureza e o contacto com os nossos amigos e família, são aspectos demasiado importantes para serem negligenciados. Afinal de contas nós somos animais sociais e precisamos todos uns dos outros, se bem que uns mais que outros🙂.

1. Facebook

Não, não tenho andado desparecido, nem escondido, ultimamente tenho andado mais ativo através da página do Facebook, um sítio onde também tenho partilhado, de vez em quando, alguma informação / estudos interessantes (desde o meu ponto de vista como é óbvio) e, claro, os simpáticos testemunhos que fui recebendo dos “atletas” que participaram na primeira edição do Fat Burn Boot Camp.

2. Fat Burn Boot Camp 1st Edition

Mais que ajudar as pessoas a melhorar a composição corporal, conseguimos, de facto, orientá-las e educá-las no sentido de fazerem melhores opções (opções sustentáveis), não só a nível do treino físico, como também a nível da nutrição, para o resto das suas vidas. Dizer que fiquei satisfeito com os resultados obtidos é nivelar por baixo o sucesso do Programa.

Podem ver aqui um exemplo do testemunho mais impactante que recebemos:

“Fisicamente sinto-me na melhor forma em anos, tenho mais energia, sinto-me melhor, mais forte. As diferenças são notórias aos olhos de todos. Após anos e anos de aconselhamento médico errado, dietas de todas as formas, opções extremas e alguma fome….finalmente deixei de ser refém dos alimentos!! Finalmente foi-me retribuído o controlo do que quero e posso comer, sem culpas, sem frustrações, com a vantagem destas novas escolhas serem mais saudáveis. Finalmente a luta entre o meu cérebro e o meu estômago que tantos dissabores me fez passar, terminou. Esta sensação é tão maravilhosa e avassaladora que tenho dificuldade em traduzi-la em palavras por forma a que entendas a força que esta mudança tem em mim e na minha qualidade de vida.

Quando me inscrevi neste programa achei que do ponto de vista nutricional tudo estava bem, que comia saudavelmente. Inscrevi-me principalmente pelo factor treino, estava desiludida com o treino nos ginásios convencionais e quis experimentar um formato diferente. Fiquei surpreendida pela dinâmica do treino, pelo passar a gostar de treinar ao ar livre, mas acima de tudo a surpresa maior foi a inovação aliada ao teu profissionalismo, empenho e dedicação. Foi desde inicio o que mais me cativou. Este programa teve resultados fantásticos porque tem por trás uma equipa de profissionais fantásticos e isso é que faz a diferença.

Acho que nunca vou conseguir exprimir na dimensão correcta, a importância e o impacto deste programa na minha vida.”

Patrícia Cabral

Nota dos “profissionais fantásticos”: Ficamos muito contentes por ter ajudado a melhorar a tua vida!

3. Golfe e Suécia

photo tpi 2

No início de Agosto viajei até à Suécia, mais concretamente até à ilha de Öland, uma ilha situada no sul / sudeste do país, mesmo ao lado da costa, no mar Báltico. Um lugar fantástico, pouco conhecido e com umas paisagens de cortar a respiração. Recomendável para quem quiser ir lá passar umas férias tranquilas e sossegadas.

Estive lá uma semana a trabalhar no Clube de Golfe de Ekerum, ajudando vários golfistas a melhorarem a sua condição física e a perceberem as suas limitações / compensações no swing de golfe. Grande parte dos jogadores queixa-se de dores nas costas e noutras partes do corpo, mas estas lesões podem ser evitadas se houver lugar a uma avaliação física específica, que vise aferir a funcionalidade dos movimentos necessários para o swing de golfe.

Mais para a frente, espero dar-vos a conhecer um projecto relacionado com o golfe que pretendo desenvolver (também no espaço nacional), mas para já não posso adiantar muito mais que isto.

Felizmente, também houve tempo para conhecer alguns sítios, para passear, para ir à praia, para fazer yoga (sim, yoga!) e para fazer um pouco de paddle board.

4. Curso de Nutrição

Foto PN Cert Pedro 2

Foi também durante o mês de Agosto que aproveitei para concluir o curso de Nutrição da Precision Nutrition, um curso reconhecido por várias entidades internacionais de prestígio, tais como a National Strength & Conditioning Association (NSCA), a American College of Sports Medicine (ACSM), a National Academy of Sports Medicine (NASM), o American Council on Exercise (ACE), isto só para citar as organizações mais importantes.

Quem segue este blog, já percebeu que eu gosto muito de nutrição e que a nutrição tem uma importância determinante na melhoria da nossa performance e na prevenção de doenças. Por estes motivos, considero que este foi mais um grande investimento para ajudar aquelas pessoas que querem alcançar resultados transformadores nas suas vidas.

Tendo em conta que nós, seres humanos, temos que comer várias vezes por dia, e que cada alimento tem propiedades funcionais específicas que influenciam o nosso metabolismo (a soma de todas as reações químicas que têm lugar no nosso corpo) e a expressão dos nossos genes (DNA), penso que é relativamente importante saber aquilo que comemos – o “relativamente” é para ler com ironia.

5. Férias na lha da Madeira

Ontem regressei de férias da minha terra Natal (Madeira) e que belas férias foram estas. Mas antes de irem a Öland, têm que ir à Madeira🙂.  Além de ter ido à praia e nadar na água do mar (coisa que não é fácil fazer nas águas frias do Continente), aproveitei também para rever alguns amigos, familiares e antigos colegas da Universidade.

Apesar de estar de férias, não vacilei nos treinos e não deixei de levantar pesos. Tive a sorte de arranjar uns companheiros de treino super motivados, que me ajudaram a treinar ainda melhor! Também joguei ténis, golfe, futebol e até surfei pela primeira vez na vida –não é aceitável esperar tanto tempo para fazer surf, especialmente quando se vive numa Ilha. Mas, tal como tenho dito aqui no blog várias vezes, nunca é demasiado tarde para fazer algo de novo. A experiência no surf foi boa e tenho a certeza que vou repetir.

6. Fat Burn Boot Camp 2nd Edition?

Tendo em conta o sucesso da primeira edição e o feedback obtido junto dos participantes, tenho tido várias pessoas a entrar em contacto comigo, com a finalidade de saber quando é que vamos realizar a próxima edição.

A minha vontade é começar em breve (mesmo com frio e chuva) mas neste momento, porque faltam garantir algumas condições, ainda não me é possível dar uma resposta definitiva em relação às datas.

Aos eventuais interessados, peço-vos que fiquem atentos ao Facebook e ao Blog, porque assim que tiver novidades em relação às datas, aviso.

Até breve!

4 thoughts on “De volta ao Functional Performance Training

  1. Bem vindo de volta!
    Aproveito para fazer um pedido… Julgo que ainda não há aqui no blog um artigo dedicado a suplementação (whey, multi-vitaminico, creatina, etc.). Gostaria de ouvir/ler o ponto de vista de um especialista como o Pedro sobre este assunto. Até que ponto a suplementação deve ser incluida (partindo do principio que é isso mesmo, um suplemento/complemento a uma dieta já de si aperfeiçoada) e o que realmente funciona, por exemplo anda agora uma moda no DAA (D-Acido aspártico), é que invenções não faltam, mas as que realmente dão resultado já é diferente.
    Obrigado.

    • Obrigado Rui. É verdade que ainda nao há nenhum artigo subordinado a essa temática. Em relaçao à questao que coloca, a suplementaçao deve ser incluída, com base numa dieta já aperfeiçoada (tal como diz) e com base em objetivos específicos (perda de peso, força, hipertrofia, performance) e ciclos específicos. No caso do D-Ácido Aspártico, há pouca evidência em relaçao a resultados, existe este estudo com efeitos positivos no aumento dos níveis de testosterona http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19860889, no entanto, a evidência ainda é muito pequena, para podermos dizer que este é um bom suplemento.

      Cumprimentos.

  2. Caro Pedro,

    Tenho acompanhado o blog e mais recentemente a pgina no Facebook e, devo dizer que aprecio muito o contributo extremamente positivo que ds a todos os profissionais do fitness que se interessam pelas novas tendncias, novos estudos…

    Infelizmente nunca tive oportunidade para fazer formao na rea da nutrio, nomeadamente na nutrio funcional, que fiquei a conhecer melhor depois de alguns posts sobre essa temtica.

    Apesar de ser professor de EF, sempre estive muito associado reabilitao da coluna vertebral! A oportunidade surgiu em 1998 com o convite de uma clnica no Porto, onde estou at hoje.

    Todos os alunos particulares que acompanho no ginsio tem problemas na coluna vertebral, pelo que sempre investi muito nessa rea. Neste momento o mercado est a “obrigar-me” a aceitar alunos com outros objetivos, nomeadamente hipertrofia muscular, onde eu consigo eficazmente prescrever um programa de treino que d resposta a esse objetivo, no entanto no o consigo em termos de acompanhamento nutricional.

    A minha pergunta a seguinte: conheces algum na zona norte, se possvel prximo do Porto, que possa fazer uma consulta de nutrio funcional a um aluno meu de 21 anos que necessita de orientao nessa rea?

    Os meus cumprimentos e mais uma vez parabns pelo excelente trabalho que tens feito ao servio da sade em geral e do exerccio fsico em particular.

    Pedro Pinho

    No dia 10 de Setembro de 2013 s 14:48, Functional Performance Training escreveu:

    > ** > Functional Performance Training posted: ” J h algum tempo que no > escrevo ou publico aqui no blog e a razo que outras coisas tm surgido > nos ltimos tempos, que me tm impedido de escrever aqui aquilo que > gostaria. Eu sei, isto soa a desculpa mas na verdade no bem assim, > enquanto a maio”

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