Como Escapar ao Vale da Morte Educacional – Ken Robinson

sir-ken-robinson-at-ted-talks-education

Há cerca de um mês atrás partilhei aqui uma conferência do Sir Ken Robinson, onde ele falou sobre a necessidade de fazer uma Revolução na Aprendizagem.

No seguimento dessa intervenção, gostaria de partilhar a conferência mais recente que ele deu na TED Talks Education em Abril deste mesmo ano e destacar as dez afirmações que mais me chamaram a atenção, traduzidas para português.

“Existem três princípios com os quais a vida humana prospera e são contrariados pela cultura da educação na qual a maioria dos professores tem de trabalhar e que a maioria dos alunos tem de suportar. O primeiro é este: os seres humanos são naturalmente diferentes e diversos.”

“Uma verdadeira Educação tem que dar o mesmo peso às Artes, às Humanidades e à Educação Física.”

Nota do Pedro: Tenho esperança que um dia os nossos governantes consigam entender que a Educação Física não é o patinho feio da Educação. Esta disciplina, com o devido enquadramento, faz parte da solução para prevenir doenças e para melhorar a qualidade de vida. Sem movimento, não haveria vida.

“Se sentarem miúdos hora após hora, a fazer um medíocre trabalho de escritório, não se surpreendam se eles se começarem a agitar…”

“O segundo princípio que leva a vida humana a prosperar é a curiosidade. Se conseguirmos acender a chama da curiosidade nas crianças, elas aprenderão, muitas vezes, sem qualquer assistência.”

“A curiosidade é o motor da realização.”

“O terceiro princípio é que a vida humana é inerentemente criativa (…) ensinar é uma profissão criativa. Ensinar de forma correta não é um sistema de transmissão. Vocês não está lá apenas para transmitir a informação que receberam. Os bons professores fazem isso mas o que fazem também é orientar, estimular, provocar, envolver.”

“O papel do professor é facilitar a aprendizagem (…) e parte do problema é, penso eu, que a cultura dominante na educação se tem vindo a focar não em ensinar e aprender, mas em testar.”

“Todos criamos as nossas vidas ao longo deste processo incessante de imaginar alternativas e posibilidades, e esse é um dos papéis da educação, acordar e desenvolver esses poderes de criatividade. Em vez disso, o que temos é uma cultura de padronização.”

“A Educação não é um sistema mecânico. É um sistema humano. É sobre pessoas, pessoas que ou querem aprender ou não querem aprender.”

Citando Benjamin Franklin: “Existem três tipos de pessoas no  Mundo: os que são imutáveis – pessoas que não entendem, não querem entender e não vão fazer nada acerca disso; os que são mutáveis – pessoas que vêm a necessidade de mudança e estão preparadas para ouvir sobre isso; e os que se movem – pessoas que fazem as coisas acontecer.”

Julgo que aqui estão muitas mensagens importantes para todos aqueles que estão direta e/ou indiretamente envolvidos no processo de educação e facilitação de aprendizagem. Pelo menos para fim foram!

Espero que gostem.

Até breve!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s