Bolo de Côco PC Training

IMG_1958

Estamos a chegar à altura do Natal e nesta altura fica particularmente difícil evitar comer doces, bolos e outras guloseimas. O principal problema é que a maioria destes bolos / doces são feitos com ingredientes de má qualidade e, sinceramente, quando me ponho a pensar no impacto que os mesmos podem ter no nosso metabolismo e saúde, prefiro deixá-los na mesa.

E porquê? Porque normalmente são feitos com farinha de trigo (logo têm glúten), estão cheios de açúcar (amarelo, branco ou mascavado – é tudo a mesma porcaria!) e, possivelmente, com óleos vegetais refinados e/ou gordura hidrogenada (margarina).

Portanto, o meu conselho é: se tiver que comer alguma coisa que não presta, tenha a certeza que é algo que gosta mesmo muito! E se assim for coma muita quantidade para ficar mal disposto(a) e perceber que não é dessas coisas que o seu corpo precisa para prosperar!

Tendo em conta que eu também gosto de comer bolos de vez em quando (e se o efeito fosse o mesmo dos brócolos, comia todos os dias) tenho que arranjar umas alternativas mais saudáveis para controlar os danos. E penso que isto também pode ajudá-lo(a).

A receita:

8 ovos (separar as claras das gemas)

400 gramas de côco ralado

125 gramas de manteiga clarificada ou ghee (pode ver aqui como fazer). Nota: se conseguir arranjar manteiga de vacas alimentadas a pasto, tanto melhor.

6 colheres de sopa de açúcar de côco

Raspas de um limão

Como fazer:

1) Separar a clara das gemas e misturar as gemas com os restantes ingredientes num recipiente.

2) Bater as claras em castelo.

3) Depois de misturar bem, juntar as claras em castelo, misturar novamente até formar uma massa consistente e levar ao forno a cozer a 180º durante 50-60 minutos, sensivelmente.

4) Depois de cozido, podem polvilhar o bolo com um pouco de canela, um dos meus alimentos preferidos.

Podem encontrar os ingredientes todos no supermercado à excepção do açúcar de côco, que normalmente está disponível numa loja de dietética ou produtos biológicos.

Espero que gostem e que aproveitem esta receita para comerem de forma mais funcional e para melhorarem a vossa qualidade de vida.

É também com essa intenção que faço estas partilhas.

Até breve!

3 thoughts on “Bolo de Côco PC Training

  1. Olá Pedro.
    Experimentei fazer o bolo de côco agora para o natal, utilizei as mesmas quantidades mas no final fiquei com uma massa muito espessa, o bolo não cresceu tanto como o que está na imagem e a superfície ficou mais irregular mas o sabor estava bom… Vou tentar aperfeiçoar a receita

    Um abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s