Barras Paleo PC Training

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Uma coisa que me costumam perguntar muitas vezes é quais são as barrinhas mais aconselháveis que podem comer para snack (período entre refeições), tendo em conta que a maioria delas estão cheias de açúcar e de aditivos pouco apelativos.

Se há uma coisa que é importante em relação à nossa saúde é que ela não surge por acaso, eu diria mesmo que a palavra chave é preparação. Se aquilo que costuma fazer é comer qualquer coisa para desenrascar porque não teve tempo para preparar ou pensar na comida do dia seguinte, o mais provável é que acabe por comer um alimento de qualidade duvidosa.

Sendo assim, se o seu objetivo  é comer algo de boa qualidade, é importante que seja você a perder (i.e. investir) algum tempo a pensar e a preparar aquilo que vai meter à boca. Ninguém vai fazer isto por si, a não ser que tenha a sorte de ter alguém da sua confiança para fazer isto.

Aqui está uma ideia para um snack mais saudável (sem glúten, sem açúcar refinado e sem aditivos químicos) que pode fazer em casa para comer no período entre refeições e/ou para levar consigo quando vai de viagem.

A receita:

2 chávenas de oleaginosas (mistura de cajus, avelãs, nozes e amêndoas)

3/4 chávena de tâmaras

1/4 de chávena de cacau magro em pó

3 colheres de sopa de óleo de côco

Como Fazer:

1)  Moer as oleaginosas num liquidificador até ficarem estilo farinha.

2)  Juntar as tâmaras (sem caroços), o cacau magro em pó e o óleo de côco até formar uma massa pegajosa.

3) Colocar essa massa num recipiente coberto com papel vegetal (conforme pode ver na imagem).

4) Guardar no frigorífico e esperar algumas horas.

As barras ficaram muito boas, tão boas que achei que devia partilhar a receita aqui no blog.

Espero que gostem.

Até breve!

26 thoughts on “Barras Paleo PC Training

  1. Viva Pedro,

    Obrigado por partilhares esta receita, interessa-me bastante,

    Fica uma dúvida relativamente às quantidades da receita: O tabuleiro parece enorme para as quantidades que indicas na receita, é ilusão ou fizeste mais quantidade?

  2. No paleolítico havia óleo de côco e chocolate magro em pó?😀
    Contudo. Óptima receita!
    indicaram-me este blog hoje faço a minha primeira visita. Parece-me bem😉

  3. Olá Pedro,

    Achei a receita interessantíssima, visto ser adepta da alimentação Paleo. O que gostaria de saber é a sua durabilidade após a confecção? Obrigada.

    Cumprimentos.

  4. Olá. Sugere alguma coisa para substituir as tâmaras? é que eu tento evitar alimentos com muitos hidratos e as tâmaras têm bastantes. Acho que manteiga de amendoa, biológica e sem açúcar claro, funcionaria?

  5. Bom dia Pedro, gosto imenso de ler os seus artigos.
    Vou experimentar a sua receita🙂 Acha possível substituir o óleo de côco por azeite? E se não for aconselhável, onde poderei comprar o óleo?
    Muito obrigada!
    Cumprimentos,
    Isabel

  6. Olá Pedro,

    Uma questão,
    Estas barras são apresentadas como “snack”.
    Na tua opinião, estas barras poderão também servir como alternativa às tradicionais barras energéticas e géis para competições longas, tipo ultra maratonas, btt, triatlo ironman?
    Referes também que devem ser conservadas no frigorífico. Nesse tipo de provas de longa duração, a questão da conservação poderá também ser uma limitação.
    E se quisesse incluir também uma fonte de protéina. Faz sentido? O que poderia incluir?

    Obrigado
    Tiago

  7. Boas, antes de mais excelente blog. Estou a começar a minha aventura e para mim tem sido uma grande ajuda, obrigado.
    Queria perguntar que quantidade deveremos ingerir das barras, 100g, 200g?

    Obrigado

  8. Boa noite

    Podemos usar essas barras para comer depois dum treino, como se fosse uma barra energetica? Em vez das tamaras, posso usar bananas por exemplo?

    Cumprimentos

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