#Hábito 1: Beber Água

Em primeiro lugar, Feliz Ano Novo a todos! 🙂

Na sequência do artigo de ontem “Confie nos Hábitos, não na Motivação”, venho então propor  que o primeiro hábito a criar para o ano de 2018 seja o seguinte: Beber Água.

E se já estão a pensar que este é demasiado fácil, ainda bem, porque o objectivo é mesmo esse. O facto de querermos que seja fácil é porque assim conseguimos garantir que conseguem manter o foco e que conseguem manter-se entusiasmados ao longo da jornada. Se já o fazem então já está dado o primeiro passo para o processo de melhorar a vossa saúde, performance e composição corporal.

Mas antes de irmos para os detalhes sobre o hábito propriamente dito, importa destacar alguns princípios sobre a criação de hábitos sustentáveis. A criação de novos hábitos é o segredo para fazer mudanças para o resto da vida mas se tentarmos fazer muitas coisas diferentes ao mesmo tempo a taxa de sucesso será bastante baixa, portanto, mais vale ir devagar e bem.

No livro The Power of Less de Leo Babauta (que recomendo vivamente a leitura), o autor identifica algumas regras a seguir para o sucesso: 1) escolher apenas um hábito de cada vez; 2) escolher um objectivo fácil; 3) escolher algo mensurável; 4) ser consistente; 5) reportar diariamente; 6) manter uma atitude positiva. E fazê-lo durante um período de tempo de 30 dias.

Portanto, é fundamental que os objectivos sejam pequenos, claros / mensuráveis e específicos. Por exemplo, o objectivo de beber mais água não é um objectivo claro ou específico. O objectivo de fazer mais exercício não é um objectivo claro ou específico. O objectivo de comer mais verduras não é um objectivo claro ou específico. Ou seja, é fundamental que o objectivo seja mensurável.

Em relação à pertinência deste hábito, convém relembrar que é a água que regula todas as funções do nosso corpo e é esta que vai permitir que os nutrientes que consumimos cheguem às nossas células e aos nossos orgãos. Para uma leitura mais explicativa sobre os benefícios / efeitos da água no nosso corpo, recomendo a leitura deste artigo: “Acha que bebe água suficiente para mantê-lo(a) jovem e saudável?

A minha sugestão em relação a este hábito é beber 1,5 litros de água por cada 50kg de peso corporal diariamente. Com dois copos de 20-30cl logo ao acordar. Em relação às aguas poderão optar por qualquer água nesta fase. Da torneira, de garrafas de plástico, de garrafas de vidro, qualquer tipo de água. Tem é que ser da forma como for mais fácil para vocês. O meu conselho é que se organizem no sentido de ter água disponível para beber ao longo do dia, no local de trabalho, na escola, na faculdade, em casa. Eu, por exemplo, ando sempre com uma garrafa de água na mochila.

Depois será necessário que façam o registo diário do vosso hábito, para o efeito recomendo que apontem num caderno, numa folha Excel ou que façam um quadro com os dias para este mês de Janeiro para apontarem a quantidade de água que bebem por dia. É importante que façam este registo diário (normalmente ao fim do dia) para saber realmente se estão a cumprir com os objectivos. Lembrem-se: aquilo que não é registado não pode ser medido!

Boa sorte com o novo primeiro hábito e vão dando notícias 🙂

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8 thoughts on “#Hábito 1: Beber Água

  1. Boa tarde,
    costumo beber em jejum 1 copo grande +- 400/500ml de agua com umas gotas de limão e de gengibre isso pode contar?
    e chá (sem adição de qualquer substancia)?
    e uma outra pergunta, tenho um “problema”… depois de beber cerca de 1/1.5lt de agua, cada vez que bebo uns goles, passados uns minutos tenho de ir ao wc, isso quererá dizer que já estou “bem hidratado”? ou algo?
    obrigado

  2. Olá Pedro, gostaria de saber a tua opinião relativamente aos aparelhos de ionização/alteração do ph da água (nomeadamente da marca Chanson) e seus efeitos na saúde. A questão que coloco não tem a ver com a alteração do ph sanguíneo no dia-a-dia, pois esse equilíbrio é mantido a todo o momento, mas sim, na capacidade de recuperação após esforço. Ou seja, sabendo que o exercício físico implica uma diminuição do ph, ao ingerirmos água com ph elevado, tipo 10.8 (sem adição de sódio), será que facilitamos a recuperação, “poupando” o equilíbrio ácido/base no organismo?
    Obrigado e cumprimentos

    • Olá Carlos, obrigado pelo comentário. Honestamente não tenho uma opinião formada sobre esses aparelhos. Em relação à questão da recuperação é possível que isso aconteça sim, no entanto, não parece haver evidência nesse sentido. Do meu conhecimento a ação dos eletrólitos será mais importante para efeitos de recuperação. Cumprimentos.

  3. Pingback: #Hábito 2: Comer Proteína em todas as Refeições | Functional Performance Training

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