Façamos a Revolução da Aprendizagem – TED Talks

5353372426_58d1ebbe6d_b

Vi esta conferência há alguns dias atrás e achei pertinente partilhar aqui no blog pela qualidade da mensagem que é transmitida. Quantos de nós acabamos um curso superior sem saber o que fazer com aquilo que aprendemos na Universidade? Será que este tipo de educação está a servir os nossos interesses / motivações? Como é que a estrutura (receita) dos cursos é igual para todos, se todos nós aprendemos de forma diferente?

Na educação tradicional, e muitas vezes na atualidade, o erro é visto como algo a evitar, como algo negativo. Mas, se pensarmos bem, a verdadeira aprendizagem só surge através dos nossos erros. Portanto, errar deve ser encarado como uma oportunidade para aprender algo de novo e aquilo que é fundamental da nossa parte é saber como lidar com os erros. Einstein já dizia que quem nunca errou foi porque nunca tentou nada de novo. O Michael Jordan foi um dos jogadores da NBA que falhou mais lançamentos nos minutos finais dos jogos. E porquê? Porque foi ele que teve a coragem para assumir a decisão dos jogos nos minutos finais mais vezes!

Sendo da área das Ciências do Desporto e Educação Física, fico especialmente preocupado e triste com a forma como a Educação Física tem perdido a sua importância e credibilidade ao longo dos tempos e conto escrever aquilo que penso sobre isso nos próximos tempos.

Em relação ao vídeo, recomendo que o vejam com atenção, eu tenho a certeza que se houver vontade para fugir da mediocridade e pôr em prática a perspetiva apresentada pelo Sir Ken Robinson, que tem um brilhante sentido de humor, vamos ser muito melhores, tanto como pessoas e tanto como profissionais.

Até breve!

1 thoughts on “Façamos a Revolução da Aprendizagem – TED Talks

  1. O problema Pedro é que na Universidade cada um luta pela sua ideologia, e não há uma linha comum de ensino, e os alunos são apanhados no meio disto tudo, onde têm de dizer que sim a tudo e todos, pois se dizem não é o “já eras” e só acabas o curso 3 anos depois.
    Havia um verdadeiro professor na Universidade que falava em erro como affordance, e tu deves-te lembrar bem dele, mas quem é que dava ouvidos a esse senhor? Muito poucos, com muita pena minha. Pois não podemos olhar para as metodologias de ensino / aprendizagem como uma coisa linear e estática, mas sim aceitar que existem várias perspectivas de olhar um problema, não querendo dizer com isto que todas elas estão totalmente certas ou totalmente erradas.
    A mudança na aprendizagem e no ensino é muito complexa, pois tem que envolver todas as pessoas que fazem parte do processo, mas há uma serie de questões que se levantam que um dia poderemos discutir. E quando falares da Educação Física também quero mandar uns bitaites.

Deixe um comentário